Post RPG OU PILATES

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências? 

Embora ambos os métodos de tratamento cuidem desses sintomas, as formas de trata-los são diferentes. A RPG (Reeducação Postural Global) foi criada na França em 1980, pelo fisioterapeuta francês phillippe Souchard e é uma técnica usada somente por fisioterapeutas. A técnica de RPG não visa atender apenas pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo. As sessões são individuais e na maioria dos casos uma vez por semana, com duração de uma hora cada sessão. Os resultados são bem satisfatórios, pois trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reagem diferente às agressões sofridas. Uma das características do método é não tratar partes isoladas, e sim o corpo como um todo, explicando o fato de que algumas vezes a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. É indicada nos tratamentos ortopédicos de coluna como Hiperlordose, hipercifose, escoliose, retificações e inversões de curvatura, pés planos e cavos, joelhos valgos e varos, hérnias de disco, labirintite e outros.

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates, com a intensão de melhorar a condição física de multilados de guerra e posteriormente as forças militares. O método desde então foi reformulado e seus equipamentos adaptados de acordo com os conhecimentos acadêmicos atuais para melhora de sua eficácia e facilitar sua aplicação pelos Fisioterapeutas e Educadores Físicos. O foco principal é condicionamento físico e reabilitação do aparelho locomotor. Ele proporciona, portanto exercícios físicos elaborados , coordenados, controlados e associados à respiração, com ergonomia e sem levar à exaustão física. Correlaciona corpo e mente dando conscientização corporal e corrigindo os desequilíbrios musculares. A técnica pode ser usada diariamente , permitindo um ganho de força muscular, flexibilidade, controle dos movimentos, resistência física e por fim relaxamento. É bem aceito por todos e todas as faixas etárias.

Com a experiência dos profissionais habilitados, os métodos tem sido utilizados como um complemento ao outro, proporcionando mais qualidade de vida e bem estar aos pacientes.  


#pilates#rpg#postura#relaxamento#espaçoterapeutico